sexta-feira, 28 de setembro de 2007

[b]Interagindo com o Console[/b]

Interagindo com o Console

public class EntradaESaida
{
static void Main()
{
char c;
string str;
//Escreve na tela a informação
Console.Write("Digite uma palavra: ");
//Lê uma string do console. para concluir
str = Console.ReadLine( );
//Escreve na tela. Na mesma linha.
Console.Write("Digite uma letra");
//Lê do console um caracter.
c = (char)Console.Read( );
//Cria uma linha em branco.
Console.WriteLine( );
//Escreve a palavra que foi digitada.
Console.WriteLine("A palavra digitada eh: {0}",str);
//Escreve a letra digitada usando ToString() para converter.
Console.WriteLine("A letra foi: {0}",c.ToString());
//Pede para ser digitado algo. (Segura o programa na tela)
Console.ReadLine( );
}
}


Métodos Usados:

1) Console.WriteLine(), tem a funcionalidade de escrever na tela as informações entre parênteses.
Exemplo
Console.WriteLine("Aqui esta a mensagem");
Observe que usei a mensagem a ser transmitida entre " (aspas) por ser uma string constante.
Para se usar variáveis devemos seguir o modelo.
Console.WriteLine("{0} - {1} - {2} - {3}", var1,var2,var3,var4);
P.S. Para se usar as variáveis devemos escrever {n} onde n é a posição da variável no comando. Por exemplo, tenho duas variáveis a=1 e b=5
no programa abaixo ele imprimirá da seguinte forma.
Console.WriteLine("Variável a = {0} - Variável b = {1}",a,b);
Resultado na tela: Variavel a = 1 - Variavel b = 5
Pois a variável a esta na primeira posição no comando, a posição 0. E a variável b esta na posição 1 (segunda posição).

2) Console.ReadLine( ), faz a leitura do que foi digitado.
str = Console.ReadLine( );
no exemplo acima, é armazenado dentro da variável str a informação digitada apos pressionar .

Até a proxima pessoal.

"Perdi a Comodidade da Ignorancia"